top of page

Dirigindo no exterior

Mão acenando para fora do carro

CNH Digital

 

​​​​​

Atualmente no Brasil, quem possui a CNH Digital tem a facilidade de se locomover de carro sem precisar carregar a habilitação o tempo todo. O documento digital fica disponível em um aplicativo no celular e dispensa a presença do documento físico na hora de apresentá-lo a uma autoridade de trânsito, quando solicitado. No entanto, é importante ficar claro que a CNH Digital não é aceita no exterior - ela é válida somente dentro do Brasil! Ainda assim, mesmo no Brasil, o documento digital também não é aceito pelas locadoras. Nos países do exterior em que a nossa CNH é aceita, é obrigatório apresentar o documento original na versão física (não pode ser a provisória). O documento deve pertencer ao locatário do veículo (e motorista adicional, se houver), deve estar válida, tendo sido emitida há pelo menos 1 ano e com vigência mínima de 1 ano.

​​​​​Permissão internacional para dirigir

​​​​​

​

A Permissão Internacional para Dirigir (PID) é uma tradução da habilitação e deve sempre ser apresentada em conjunto com a CNH. Ela é obrigatória em alguns países da Europa (como a Itália) e exceções se aplicam de acordo com o país, região ou locadora. Portanto, é da responsabilidade do passageiro se informar junto aos órgãos competentes das exigências daquele destino. Por exemplo, a CNH brasileira é o suficiente para transitar nos Estados Unidos, com exceção do estado da Geórgia, que também exige a apresentação da PID.​​

​

​

Cartões de crédito​

​​​​

​

Vale lembrar que cartões de crédito virtuais geralmente também não são aceitos no destino. Em toda viagem é importante ter um cartão de crédito físico para deixar como garantia na hora de retirada do veículo e com limite para cobrir eventuais despesas extras que poderão surgir no período. Para dar privacidade a alguns clientes VIP, algumas bandeiras não colocam o nome da pessoa no cartão, e isso também pode gerar contratempos na hora do pagamento, com o cartão sendo recusado. Apesar de parecer estranho, dinheiro também não costuma ser aceito no pagamento do aluguel de carros no destino ou como caução para cobrir despesas extras do hotel.

​

​​

bottom of page